Projeto de Pesquisa: As bibliotecas e a formação do leitor na Amazônia: possibilidades esquecidas?

A pesquisa se propõe a investigar e analisar os processos locais no âmbito da formação inicial e continuada de professores que estejam atuando nas escolas públicas municipais, especialmente no que tange a formação de alunos para leitura e escrita, nos espaços educativos internos e externos a escola nas séries iniciais do ensino fundamental, levando-se em consideração os contextos sócios culturais locais e critérios de avaliação formais e não formais a partir dos conteúdos utilizados. As informações levantadas servirão de base para analisar os impactos dessa formação na atuação desses profissionais nos resultados do desempenho dos alunos na avaliação nacional do ensino básico. A pesquisa será desenvolvida em áreas distintas do estado do Pará, nos seguintes municípios: Ananindeua (região metropolitana de Belém), Maracanã (região Nordeste do estado) e Alenquer (Baixo amazonas paraense), áreas que revelam diferenças culturais e ambientais muito distintas umas das outras.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    Integrantes: Élida Moura Figueiredo - Coordenadora

Projeto de Pesquisa: Projeto Metrópole

O uso integrado de dados de sensoriamento remoto e geoprocessamento para caracterização e vulnerabilidade socioambiental, geológica e geomorfológica de rede de drenagem das bacias hidrográficas da região metropolitana de Belém, ilha e áreas protegidas, quilombolas, indígenas e de populações tradicionais..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
   Integrantes: Élida Moura Figueiredo - Integrante / Enilson da Silva Sousa - Coordenador /       Francivaldo Alves Nunes - Integrante.

Projeto de Extensão: Biblioteca, salas de leitura e salas de aula: possibilidades de atuação no incentivo a leitura nas escolas municipais de Ananindeua-PA

Este projeto pretende dar continuidade, ou ser uma segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Campus de Ananindeua da UFPA/Biblioteca Universitária Benedicto Monteiro, iniciado em 2016 na região metropolitana de Belém, especificamente juntos as escolas da rede pública, vinculadas a Secretaria municipal de Educação de Ananindeua. O projeto intitulado Escolas e Bibliotecas escolares do município de Ananindeua foi realizado durante todo o ano de 2016 desenvolvendo ações de capacitação dos professores da rede pública do município, através de oficinas de metodologias voltadas para o incentivo a leitura nas séries iniciais (ensino infantil e fundamental menor). Nesta nova etapa, o projeto pretende continuar na mesma linha de atuação, visto sua experiência e resultados exitosos, contudo volta-se para o ensino fundamental maior, colocando como metas iniciar o processo participativo de criação de uma biblioteca piloto em uma das escolas municipais, a qual deverá ser utilizada para a formação continuada desses professores, e nesse processo de formação envolver os discentes dos cursos de licenciaturas UFPA/campus de Ananindeua, além de servir a comunidade escolar e do entorno da escola.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.