SEMANA DO CALOURO E TROTE ECOLOGICO NO CAMPUS ANANINDEUA/UFPA

Dois dias de intensas atividades marcadas por orientações, felicitações e festa deram o tom da Semana do Calouro no Campus de Ananindeua/UFPA.

O evento - Com o tema "Ciência, Poder e Responsabilidade", ocorreu na tarde da quinta-feira, 19 de maio de 2016, no Ginásio de Esportes da UFPA, o evento já tradicional entre a comunidade acadêmica de boas vindas aos novos alunos. Pela primeira vez, a participação das falas de representantes indígenas e quilombolas, além de uma programação cultural aos calouros, com premiações e shows artísticos abrilhantaram a tarde.

Boas-vindas - No segundo dia, 20 de maio, a Coordenação do Campus e diretores das faculdades desejaram felicitações aos calouros da Universidade. Estiveram presentes o Vice-Coordenador do Campus, Francivaldo Nunes; os diretores: Roseane Silva - Diretora da Faculdade de Engenharia de Materiais, Simeia Lopes - Diretora da Faculdade de História, Carlos Alberto da Silva Júnior - Vice-Diretor da Faculdade de Física, Silvio Bispo - Diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia, Aluísio da Silva Júnior - Diretor da Faculdade de Geografia, Paulo Melo - Diretor da Faculdade de Geoprocessamento, Alcy Ribeiro - Diretor da Faculdade de Química e Erik Pires - Diretor da Biblioteca.

Representando a Coordenadora do Campus, Edilza Fontes, o Vice-Coordenador do Campus, Francivaldo Nunes, deu as boas-vindas aos novos estudantes da UFPA e discursou sobre processo de implantação e consolidação do Campus de Ananindeua, mostrando o crescimento nestes seus dois anos de implantação e a pujança como importante espaço de formação superior.

O professor também ressaltou a alegria em receber os calouros, no entanto enfatizou a responsabilidade que estes devem exercer como agentes de mudança da Universidade, assim como construtores do Campus de Ananindeua e o responsável papel em manter a UFPA como instituição de ensino superior mais importante do Pará e da Amazônia.

Conhecendo os espaços - Os novos alunos fizeram visitas aos espaços de sala de aula, laboratórios de pesquisa e biblioteca, conhecendo o ambiente em que passarão a frequentar diariamente. Os calouros também conheceram seus novos professores e foram orientados quanto ao funcionamento dos cursos e os novos desafios que devem ser superados com estudo, dedicação e compromisso com a Universidade.

Sentimento ecológico - Ainda no segundo dia, além das programações culturais e científicas, as atividades também incluíram trilhas ecológicas, que permitiram aos novos alunos conhecerem a área onde vai ser implantado o Campus Metropolitano da UFPA/Ananindeua. As atividades de trilhas ecológicas foram acompanhadas de plantio de sementes e mudas de arvores regionais, permitindo aproximação maior com meio ambiente e despertando sentimento de solidariedade ecológica.

Prêmios e felicitações - A organização da Recepção dos Calouros, com a apoio da PROEX, promoveu a distribuição de Kits acadêmicos, o que servem como reconhecimento e estimulo aos novos alunos da UFPA.

Agradecimentos e avaliação - A coordenação avalia positivamente o evento e registra os agradecimentos aos professores, técnicos e aluno que se dedicaram para que a Semana do Calouro fosse um sucesso.

Texto: Francivaldo Nunes - Coordenação Acadêmica do Campus Ananindeua/UFPA.
     Fotos: Alan Palheta - Bolsista.