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Projetos

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Projetos de Extensão e de Desenvolvimento que a Biblioteca Benedicto Monteiro participa

Projetos de Extensão

Título do Projeto: Do estoque ao acesso: ação para ampliação do uso público do acervo bibliográfico do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP)

Descrição: O projeto tem como objetivo executar ação extensionista no Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 1º de março de 1900, custodiadora de importantes coleções bibliográficas sobre a história, a política, a geografia e a cultura no estado do Pará. Em termos específicos, busca-se, por meio da articulação entre a Biblioteca Universitária “Benedicto Monteiro” do campus de Ananindeua/UFPA, o IHGP e Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, inventariar e organizar o acervo em questão como etapa primeira da gestão da informação em qualquer tipo de biblioteca. Como metas, pretende-se: inventariar os itens que compõem quatro coleções bibliográficas do IHGP; organizar quatro coleções bibliográficas do IHGP para fins de uso; produzir um catálogo com títulos das quatro coleções bibliográficas do IHGP; publicar um artigo em coautoria sobre a ação extensionista no IHGP. A ação será desdobrada em cinco etapas, a saber: (1) reunião com equipe do IHGP para definir as diretrizes técnicas norteadoras da organização das coleções bibliográficas; (2) treinamento de bolsista; (3) preenchimento de planilhas com os dados bibliográficos das obras que compõem o acervo; (4) elaboração do catálogo das coleções bibliográficas do IGHP; e 5) avaliação e finalização do projeto. De modo amplo, o projeto tem potencial para beneficiar estudantes dos cursos de História e de Biblioteconomia dos Campi Guamá e Ananindeua da UFPA na articulação entre teoria e prática de pesquisa e gestão documental, bem como no cumprimento das atividades acadêmicas de extensão. Por fim, para o público geral formado por estudantes de cursos universitários, professores e pesquisadores locais, de outras cidades e mesmo de outros países, a ação resultará em coleções biográficas devidamente organizadas com vista ao acesso e ao uso.

Integrantes do Projeto: Élida Moura Figueiredo - Integrante / Rubens da Silva Ferreira - Coordenador / Paulo Wesley Nascimento Rosa - Integrante / Beatriz Paiva De Araujo - Integrante / Rafaela Silva Da Silva - Integrante.

Financiador do Projeto: Universidade Federal do Pará

Título do Projeto: Bibliotecas, salas de leitura e salas de aulas: possibilidades de atuação no incentivo a leitura nas escolas públicas municipais de Ananindeua-PA

 Descrição: Este projeto pretende dar continuidade, ou ser uma segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Campus de Ananindeua da UFPA/Biblioteca Universitária Benedicto Monteiro, iniciado em 2016 na região metropolitana de Belém, especificamente juntos as escolas da rede pública, vinculadas a Secretaria municipal de Educação de Ananindeua. O projeto intitulado Escolas e Bibliotecas escolares do município de Ananindeua foi realizado durante todo o ano de 2016 desenvolvendo ações de capacitação dos professores da rede pública do município, através de oficinas de metodologias voltadas para o incentivo a leitura nas séries iniciais (ensino infantil e fundamental menor). Nesta nova etapa, o projeto pretende continuar na mesma linha de atuação, visto sua experiência e resultados exitosos, contudo volta-se para o ensino fundamental maior, colocando como metas iniciar o processo participativo de criação de uma biblioteca piloto em uma das escolas municipais, a qual deverá ser utilizada para a formação continuada desses professores, e nesse processo de formação envolver os discentes dos cursos de licenciaturas UFPA/campus de Ananindeua, além de servir a comunidade escolar e do entorno da escola.

Integrantes do Projeto: Élida Moura Figueiredo - Coordenador / Francy Taissa Nunes Barbosa - Integrante / Ian Lemos - Integrante.

Financiador do Projeto: Universidade Federal do Pará

Projeto de Desenvolvimento

Título do Projeto: Mapoteca da Faculdade de Geoprocessamento

Objetivo Geral: Revitalizar a mapoteca do Laboratório de Geoprocessamento da Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento, a fim de que a mesma possa ser meio de ensino e pesquisa, especialmente para os docentes e discentes do Campus Ananindeua; incorporando e dando funcionalidade ao rico acervo documental-cartográfico nela contido.

Etapas previstas: Higienização do acervo; Higienização e reforma das estantes; Catalogação dos mapas.

Estratégias: A higienização de documentos requer o uso de pessoal capacitado para a função, que inexiste no quadro técnico do Campus de Ananindeua. Para sua execução, é possível a contratação de empresa especializada para esta atividade, por meio dos processos burocráticos cabíveis. Tendo em vista a impossibilidade da contratação, deve-se verificar se a UFPA dispõe, em outros campi, desta mão de obra especializada, e solicitar parceria. Outra possibilidade é buscar parcerias com outras instituições públicas, a exemplo do Acervo Público do Pará, e a Biblioteca Pública Arthur Vianna, da Fundação Cultural do Pará.

No caso de parcerias com outras instituições, pode-se pensar na possibilidade de envolver discentes do Campus Ananindeua, como atividade de estágio ou associada às disciplinas. Além dos discentes do Curso de Tecnólogo em Geoprocessamento, poderiam ser envolvidos os dos Cursos de História ou de Geografia, devido à forte relação que estes cursos possuem com o manejo de acervos e mapas. Do mesmo modo a catalogação pode ser viabilizada, agora sob a coordenação dos bibliotecários da Biblioteca Benedito Nunes.

Na fase de catalogação, o material deve ser organizado de acordo com sua origem e tipologia – mapas, imagens de radar, croquis, esboços de projetos etc. Para ser acessível a um público mais amplo, a mapoteca pode constar, como anexo da Biblioteca, no sistema de consulta on line do SIBI-UFPA. Além do material já disponível, novas aquisições são recomendadas, especialmente os mapas municipais do Instituto de Desenvolvimento Econômico-Social do Estado do Pará (DESP), cartas topográficas da Diretoria do Serviço Geográfico do Ministério do Exército, mapas históricos, dentre outros, que em muito contribuiriam para o ensino/aprendizagem, nas disciplinas que requerem, nos cursos acima mencionados, o uso de cartografia.

A higienização e reforma das mobílias (estantes), de outro modo, deve ser uma ação da universidade, que possui quadro técnico para tal, e oficinas para este propósito. Preliminarmente, a mobília está necessitando da higienização em si, reparo dos danos sofridos durante o transporte, concerto das fechaduras e do encaixe das gavetas, pintura e recolocação de alças e etiquetas.

Integrantes do Projeto: Estevão Barbosa - Coordenador / Élida Moura Figueiredo - Integrante

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