Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cadastro para e-mail e armazenamento em nuvem institucionais.

Acessos: 704

O serviço

O G Suite for Education é gratuito e ilimitado para instituições de ensino. É um conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração em sala de aula. Permite criar, editar e compartilhar arquivos em tempo real, além de todos poderem acompanhar o conteúdo online a partir de qualquer dispositivo.

O que os alunos e servidores poderão utilizar?

Trata-se de uma conta institucional da UFPA usando todo o poder de processamento, armazenamento, segurança e portabilidade do Google. Esta tecnologia traz principalmente serviços de e-mail e de armazenamento em nuvem com espaços ilimitados, tanto para servidores quanto para alunos e unidades institucionais. O espaço ilimitado também favorece o armazenamento de arquivos em sites institucionais.

Quando será implementado?

A notícia será divulgada em janeiro de 2020, no site do CTIC, mas quem quiser aderir já vai sair na frente. Basta enviar o nome completo e, se já possuir, o nome do seu e-mail institucional. É importante que os servidores informem o interesse em aderir aos serviços do G Suite o quanto antes, pois a fila de migração pode demorar, haja vista que em janeiro de 2020 uma quantidade enorme de servidores e alunos começarão a serem atendidos. Todos os alunos vão ter caixa de entrada, acabou a limitação. Por exemplo os calouros de 2020, quando forem fazer sua conta institucional, além da rede sem fio e periódicos, vão ter acesso ao e-mail e Google Drive ilimitado pelo G Suite com assinatura institucional @ananindeua.ufpa.br. Os que atualmente só tem conta institucional para rede sem fio e periódicos, a partir de janeiro vão poder entrar no Sagitta e solicitar adesão para ter caixa de e-mail e drive ilimitados. A partir de então você não recebe mais mensagens no correio.ufpa.br, vai tudo ficar na nuvem da Google em nossa conta institucional. Você poderá acessar o correio.ufpa.br para ver suas mensagens antigas, mais elas serão migradas em segundo plano para a nuvem da Google que, dependendo do tamanho da sua caixa de entrada, poderá ser rápido ou demorar uns dias.

E quanto a interface e a tela de acesso?

É a mesma interface do Gmail e do Google Drive tradicional da Google, só que temos uma conta institucional sem limite no espaço.

Como Recebo o acesso?

A DTI vai informar quando os alunos poderão solicitar via Sagitta. Os novos alunos de 2020 já receberão o serviço no momento da matrícula. As chefias de cada unidade do Campus Ananindeua devem enviar para a DTI uma planilha eletrônica com o nome completo e o login institucional de cada servidor interessado em receber o serviço antes de janeiro de 2020. Estas informações serão repassadas ao CTIC para que sejam habilitados os logins para a nova conta institucional.

Após ativar o meu acesso, onde poderei realizar o login institucional?

Algumas informações importantes

  • Quem aderir ao novo ambiente de e-mail do G Suite não deverá mais usar o ambiente antigo.
  • As mensagens do e-mail antigo serão migradas em segundo plano para o novo ambiente de e-mail e isso pode levar algum tempo.
  • Se alguém tiver lista de contatos salvas no ambiente de e-mail antigo, deve entrar e exportar para um arquivo e depois importar em sua conta G Suite.
  • Filtros de mensagens também deverão ser refeitos no novo ambiente de e-mail do  G Suite.
Fim do conteúdo da página