Benedicto Monteiro 2                                         

                            Biblioteca Benedicto Monteiro

Um pouco de história

 Nascido em 1º de março de 1924, em Alenquer, no Estado do Pará, é filho de Ludgero Burlamaque Monteiro e Heribertina Batista Monteiro. Fez o curso de humanidades no colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, completando seus estudos de ginásio no Rio de Janeiro, onde cursou Direito na Universidade do Brasil, atual UFRJ. Ainda no Rio de Janeiro, exerceu o jornalismo na imprensa local e publicou seu primeiro livro de poesia "Bandeira Branca", pela editora Zélio Valverde (1945), prefaciado pelo escritor Dalcídio Jurandir.

Casado com Wanda Marques Monteiro, com a qual teve cinco filhos: Aldanery, Ana Luiza, Wanda Benedicta, Benedicto Filho e Dulcinez. Os filhos lhe deram dez netos: Bonny, Tahiana, Carlos Tadeu, Carla, Marcelo, André, Aline, Diego, Cauê, Iago e quatro bisnetas: Luara, Luma, Malu e Emy.

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas, exerceu os cargos de Promotor Público, Juiz de Direito e Secretário de Estado. Foi eleito Deputado Estadual, tendo sido cassado em 1964, pelo regime militar instalado. Caçado nas matas de Alenquer pela Ditadura Civil Militar ficou preso e incomunicável por vários meses, sendo torturado e marginalizado da sociedade. Teve seus direitos políticos suspensos por mais de 10 anos. Depois que saiu da prisão, dedicou-se ao exercício da advocacia agrária e a literatura, tendo publicado o livro "Direito Agrário e Processo Fundiário" e vários livros de poesia e ficção que constam de seus dados bibliográficos. O seu principal livro de contos "Carro dos Milagres" foi premiado pela Academia Paraense de Letras, e o romance "A Terceira Margem" recebeu o prêmio Nacional de Literatura da Fundação Cultural do Distrito Federal.

Mesmo enfrentando uma luta exaustiva contra o câncer, o escritor ainda hospitalizado conseguiu concluir e lançar o último livro, "O Homem Rio" que ele dizia ser o ultimo sonho a ser sonhado. Benedicto Monteiro faleceu no dia 15 de junho de 2008, logo após o lançamento de seu ultimo livro, deixando para o Pará e para o  Brasil, um inestimável legado.

Conhecendo a Biblioteca Benedicto Monteiro

A Biblioteca Benedicto Monteiro foi inaugurada oficialmente em 23 de outubro de 2015, com a presença do então Magnífico Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschi, sendo que o nome da biblioteca se deu por meio de concurso, aonde a professora Edilza Joana de Oliveira Fontes, foi a vencedora do concurso.

A Biblioteca Benedicto Monteiro faz parte do Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI-UFPA), agindo como órgão suplementar está subordinada tecnicamente ao (SiBI-UFPA) e administrativamente, à Coordenação do Campus Universitário de Ananindeua.

Missão: Prestar serviços informacionais nas áreas do conhecimento inerentes aos cursos oferecidos pelo Campus, para estimular a pesquisa, a iniciação científica, a extensão e a inclusão cultural, além de outras atividades que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Compete a Biblioteca Benedicto Monteiro

  • Disponibilizar informação à comunidade acadêmica do Campus e ao público em geral;
  • Tratar tecnicamente e desenvolver serviços e produtos informacionais;
  • Disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração de conhecimento;
  •     Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Acervo e Infraestrutura

Funcionando provisoriamente em espaço compartilhado com a Biblioteca da Faculdade da Amazônia (FAAM), quanto aos locais para acesso ao usuário, é composta de espaço destinado ao acervo, hall de leitura e estudos e sala de estudos em grupo.

Também conta com a sala da Direção, Processamento Técnico, Referência e Informação e Desenvolvimento de Coleções, tem seu acervo composto por livros que atendem os cursos de graduação: Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Materiais e Tecnologia em Geoprocessamento, História, Geografia, Física e Química. Os cursos de pós-graduação: Especialização do Ensino da História, Especialização no Ensino da Física e Mestrado Profissional em História também são contemplados. 

A Biblioteca Benedicto Monteiro conta com o acesso ao Portal de Periódicos da Capes e na biblioteca também está disponível a Seção Pegue e Leve, com um expositor que são colocados os livros que foram doados a biblioteca, mas não foram incorporados ao acervo.

Seu acervo é constituído por livros, obras de referência, periódicos científicos eletrônicos e multimeios (CDs e DVDs), dando suporte informacional de natureza técnico-científica às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos cursos ofertados pelo Campus.

   Política da Biblioteca Benedicto Monteiro

Anualmente o acervo é atualizado e ampliado por meio de doação e compra de bibliografias básica e complementar dos Cursos de Graduação (regulares e intervalares), em Engenharia de Materiais, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Tecnologia em Geoprocessamento (cursos regulares) e História, Geografia, Física e Química (cursos intervalares). Para aquisição de bibliografias aos cursos de pós-graduação que o Campus oferta (Especialização no Ensino de História, Especialização no Ensino de Física e Mestrado Profissional no Ensino de História) é alocado recursos do Campus de Ananindeua e das Referidas Pós-Graduações. O processamento do acervo é realizado no software Web Pergamum.

Forma de Acesso: acesso é livre, sendo a consulta permitida à comunidade interna e externa da UFPA. O empréstimo domiciliar é permitido somente aos professores, alunos e funcionários vinculados a UFPA.

Público-alvo: Discentes (graduação e pós-graduação), docentes e técnicos administrativos da UFPA.

Endereço: Localizada provisoriamente nas dependências da Biblioteca Tapajoara (Faculdade da Amazônia - FAAM), Rodovia BR 316, Km 6, n. 590 - Levilândia - Ananindeua - PA, CEP: 67.000-00

 Horário de Funcionamento: De Segunda à Sexta-Feira, de 08:00 às 20:00 horas

Contatos: 
E-mail:
bbca@ufpa.br   Telefone: 3201-7041  Ramal: 7041

Serviços:

Wi-fi; 

Alerta Bibliográfico (divulgação dos livros adquiridos por compra ou doação);

Pesquisa (levantamento bibliográfico);

Consulta local;

Empréstimo domiciliar;

Acesso informacional por meio dos terminais de pesquisa disponíveis na Biblioteca; 

Orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos segundo as normas da ABNT; 

Reserva de publicações;

Renovação de empréstimo;

Consulta ao histórico de empréstimo, material pendente;

Treinamento de interagentes (usuários);

Serviço de Referência Virtual.

       Produtos:

Boletim Informativo

2016 Janeiro/Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

2017 Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro

Boletim Bibliográfico

2016 Janeiro-Março Abril-Junho Julho-Setembro Outubro-Dezembro

2017 Janeiro-Março Abril-Junho

Sumários Correntes de Periódicos

2016 Janeiro-Junho Julho-Dezembro 

2017 Janeiro-Junho

Documentos para cadastro (Discente da Graduação e Pós-Graduação)

  • Comprovante de matrícula atualizado;
  • Documento original com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Carteira de Estudante).

Documentos para cadastro (Docente e Técnico Administrativo)

  • Contracheque mais recente;
  • Documento original com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Carteira de Estudante).

Documentos Administrativos da Biblioteca Benedicto Monteiro
Organograma da Biblioteca Benedicto Monteiro 
Regimento Interno da Biblioteca Benedicto Monteiro
Política de Doação de Livros
Política de Desenvolvimento de Coleções
Termo de Doação de Livros 

Mais Produtos:

Guia do Usuário (Interagente)
Renovação Pergamum
Tutorial para realizar pesquisas no Web Pergamum
Tutorial para Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES
Tutorial para realizar Reserva Online de obras no Web Pergamum
Manual de Trabalho de Conclusão de Curso
Perguntas Mais Frequentes

Redes Sociais
Facebook da Biblioteca Benedicto Monteiro
Twittter da Biblioteca Benedicto Monteiro
Blog da Biblioteca Benedicto Monteiro
Instagram da Biblioteca Benedicto Monteiro: @bibliotecabenedictomonteiro
Forsquare da Biblioteca Benedicto Monteiro

Links interessantes 

Site da Biblioteca Centra da UFPA 
Catálogo Web Pergamum
Portal de Periódicos da CAPES
Site Scielo (Scientific Eletronic Library Online) 
Portal CNEN livre 
Portal de Revistas Científicas da UFPA 
Repositório Institucional da UFPA 
Biblioteca Digital de Monografias da UFPA 
Portal do Livro Aberto da UFPA

Campanha para retirada de suspensão

Sua suspensão por uma doação

Projetos de Pesquisa e Extensão dos quais a Bibliotecária Élida Moura Figueiredo Coordena ou Participa atualmente

Projeto de Pesquisa: As bibliotecas e a formação do leitor na Amazônia: possibilidades esquecidas?

Descrição: A pesquisa se propõe a investigar e analisar os processos locais no âmbito da formação inicial e continuada de professores que estejam atuando nas escolas públicas municipais, especialmente no que tange a formação de alunos para leitura e escrita, nos espaços educativos internos e externos a escola nas séries iniciais do ensino fundamental, levando-se em consideração os contextos sócios culturais locais e critérios de avaliação formais e não formais a partir dos conteúdos utilizados. As informações levantadas servirão de base para analisar os impactos dessa formação na atuação desses profissionais nos resultados do desempenho dos alunos na avaliação nacional do ensino básico. A pesquisa será desenvolvida em áreas distintas do estado do Pará, nos seguintes municípios: Ananindeua (região metropolitana de Belém), Maracanã (região Nordeste do estado) e Alenquer (Baixo amazonas paraense), áreas que revelam diferenças culturais e ambientais muito distintas umas das outras.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Élida Moura Figueiredo - Coordenadora

                        Projeto de Pesquisa: Estrada de Água em Unidades de Conservação

Descrição O projeto tem por objetivo principal identificar as vias de acesso, através das águas, em unidades de conservação na Amazônia, especialmente no estado do Pará e Amapá, mais utilizadas historicamente por populações locais, assim como identificar sua importância e a relação, rios, homens, economia local e modo de vida dessas populações.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa 

Integrantes: Élida Moura Figueiredo - Coordenadora

Projeto de Pesquisa: Projeto Metrópole

Descrição O uso integrado de dados de sensoriamento remoto e geoprocessamento para caracterização e vulnerabilidade socioambiental, geológica e geomorfológica de rede de drenagem das bacias hidrográficas da região metropolitana de Belém, ilha e áreas protegidas, quilombolas, indígenas e de populações tradicionais..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (10).

Integrantes: Élida Moura Figueiredo - Integrante / Enilson da Silva Sousa - Coordenador / Francivaldo Alves Nunes - Integrante.

 Projeto de Pesquisa: Além do Rio e da Floresta: arte e história da paisagem na Amazônia (Séculos XVIII-XX)

Descrição: Os objetivos deste projeto de pesquisa estão diretamente articulados com os resultados das indagações teóricas, metodológicas e historiográficas que marcaram o desenvolvimento de projetos de pesquisa anteriores, assim como a inserção e consolidação do ensino e da pesquisa em história social da arte e do patrimônio histórico e cultural no âmbito dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em História Social da Amazônia, na Universidade Federal do Pará, além de atividades de curadoria e pesquisa junto a museus e instituições brasileiras e estrangeiras, sobre o qual valeria à pena dar uma breve notícia.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (7) .

Integrantes: Élida Moura Figueiredo - Integrante / Aldrin Moura de Figueiredo - Coordenador / Maria de Nazaré Sarges - Integrante / Antonio Maurício Dias da Costa - Integrante / Márcio Couto Henrique - Integrante / Moema Bacelar Alves - Integrante / Flávio Leonel da Silveira - Integrante / Caroline Fernandes - Integrante / Alessandra Mafra - Integrante / Silvio Ferreira Rodrigues - Integrante / Konstantin Richter - Integrante / Maria Angelica Meira - Integrante / Gil Vieira Costa - Integrante / Raimundo Nonato Castro - Integrante / Mathias Brandão - Integrante / Jean Costa - Integrante.

 Projeto de Extensão: Biblioteca, salas de leitura e salas de aula: possibilidades de atuação no incentivo a leitura nas escolas municipais de Ananindeua-PA 

DescriçãoEste projeto pretende dar continuidade, ou ser uma segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Campus de Ananindeua da UFPA/Biblioteca Universitária Benedicto Monteiro, iniciado em 2016 na região metropolitana de Belém, especificamente juntos as escolas da rede pública, vinculadas a Secretaria municipal de Educação de Ananindeua. O projeto intitulado Escolas e Bibliotecas escolares do município de Ananindeua foi realizado durante todo o ano de 2016 desenvolvendo ações de capacitação dos professores da rede pública do município, através de oficinas de metodologias voltadas para o incentivo a leitura nas séries iniciais (ensino infantil e fundamental menor). Nesta nova etapa, o projeto pretende continuar na mesma linha de atuação, visto sua experiência e resultados exitosos, contudo volta-se para o ensino fundamental maior, colocando como metas iniciar o processo participativo de criação de uma biblioteca piloto em uma das escolas municipais, a qual deverá ser utilizada para a formação continuada desses professores, e nesse processo de formação envolver os discentes dos cursos de licenciaturas UFPA/campus de Ananindeua, além de servir a comunidade escolar e do entorno da escola.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

                                                                Fotos

BBM2     Foto 3   Foto 9       Foto 19   Pegue e Leve    Benedicto Monteiro   4

Logo   BBM Escolas e bibliotecas escolares na Amazônia

         Equipe Técnica 

Bibliotecário-Documentalista e Diretor
         Erik André de Nazaré Pires - CRB 2/563 - erikpires@ufpa.br - Currículo Lattes 

Bibliotecária-Documentalista
Élida Moura Figueiredo - CRB2/1267 - elidamoura@ufpa.br - Currículo Lattes 

Assistente em Administração 
Adriana Araújo de Lima - adrianalima@ufpa.br - Currículo Lattes  

Bolsista 
Dayana Rosy Souza dos Santos - dayana_rossy01@hotmail.com - Currículo Lattes