Linguagens e Códigos

As competências e habilidades fundamentais desta área de conhecimento estão contidas em:

I. Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

II. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

III. Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

IV. Compreender a Arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade

V. Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

VI. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

VII. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.