Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lato Sensu > Especialização para o Ensino de Geografia (CENG)
Início do conteúdo da página

Especialização para o Ensino de Geografia (CENG)

Acessos: 1922

Curso de Especialização para o Ensino de Geografia (CENG) é uma Pós-Graduação Lato Sensu oferecida pela Faculdade de Geografia (FGC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada ao Campus de Ananindeua, como forma de contribuir na formação dos egressos das universidades que atuam nesta área do conhecimento científico; procurando capacitar e qualificar cada vez mais esses profissionais para atuar no mercado de trabalho da rede privada, serviço público e nos diferentes setores onde a prática do magistério em geográfica está inserida, de forma compatível com os avanços científicos e tecnológicos do mundo globalizado, em consonância com as exigências da sociedade.

Vale ressaltar que o Curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Federal do Pará, Campus de Ananindeua - ora demandante do CENG, foi criado pela resolução do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE/UFPA nº 4.726 de 24 de setembro de 2015. Oferecendo como pressupostos do presente projeto: a universidade como lócus da formação profissional da educação; a educação continuada; a não fragmentação do profissional da educação e a integração das atividades de ensino/pesquisa/extensão. Tendo como princípios curriculares adotados pelo curso: o trabalho pedagógico como eixo de formação, sólida formação teórica; a pesquisa como forma de conhecimento e intervenção na realidade escolar; trabalho partilhado/coletivo; trabalho interdisciplinar; articulação teoria e prática e flexibilidade curricular.

Com este perfil o CENG vem dar ênfase aos conteúdos das disciplinas afins com as questões ambiental, territorial e metodológica representadas pela possibilidade de tratá-las a partir das ferramentas oferecidas pela Geografia e disciplinas correlatas como a Cartografia, o Geoprocessamento, a Análise Territorial, e outras centrando na interpretação de dados e informações extraídas de documentos, livros e intervenções empíricas (imagens fotográficas, bancos de dados e etc.) com vistas à manutenção do tripé ensino-pesquisa-extensão.

Em suma, este curso vem trazer a oportunidade que falta a vários profissionais do ensino da Geografia e usuários dos seus conteúdos para desenvolver projetos, planejar suas atividades e extensão em parceria com suas instituições e com a comunidade em geral.

 HISTÓRICO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UFPA

O Curso de Geografia da UFPA funciona desde meados da década de 1950, especificamente, desde 1955. Até a década de 1970 pertenceu ao núcleo de Geociências (Cursos de Geografia e Geologia). A partir de 1971, foi transferido para o núcleo pioneiro do Guamá, onde foram implantados os Centros Específicos; momento em que passou a pertencer ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Tendo como última reforma curricular a datada de 1988, reajustada em 1992, a qual promoveu duas habilitações: a Licenciatura Plena e o Bacharelado em Geografia.

Na última década ocorreu um investimento na qualificação dos professores da Faculdade de Geografia e Cartografia, tendo em vista que ainda nos anos 1990 o curso era ministrado, em maioria, por professores graduados e especialistas. A qualificação resultou no atual quadro da Faculdade de Geografia com a maior parte dos professores doutores efetivos vinculados ao curso em regime de dedicação integral (DE). A evolução do número e da titulação de professores do Curso de Geografia da UFPA permitiu a partir de 2004, a Faculdade de Geografia e Cartografia fundar o Programa de Pós-Graduação em Geografia, com ênfase nas linhas de pesquisa em Ordenamento Urbano e Gestão dos Recursos Naturais.

Para além da capital paraense, a Faculdade de Geografia e Cartografia (Belém) contribuiu, ainda, com ofertas de cursos em polos Multicampi da UFPA e a atuação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Some-se o incremento e crescimento da UFPA na interiorização, com a efetivação de cursos de Licenciatura em Geografia nos campi de Altamira, Cametá e Ananindeua.

O Campus de Ananindeua conta, atualmente, com três turmas de Licenciatura Plena em Geografia, sendo duas em Ananindeua e uma ofertada no polo Soure, funcionando em regime intensivo. Para 2018 há oferta para uma turma noturna em regime regular.

A formação de professores em Geografia no Pará estende-se ainda a outras instituições, tais como a Universidade Estadual do Pará – UEPA e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, que ofertam curso em Belém.

Pode-se, pois, entender que todos estes atributos contribuem para a efetiva realização do curso de “Especialização em Ensino de Geografia”. Considera-se que conta ainda com a participação de servidores de instituições parceiras à UFPA, que contribuem para este projeto.

OBJETIVOS

Capacitar os discentes envolvidos na especialização em novas metodologias do Ensino de Geografia, de forma a atualizar os conteúdos e oportunizar o conhecimento de novas técnicas que auxiliem no exercício do ensino-aprendizado de Geografia, tendo em vista a atuação dos mesmos frente a seus alunos.

ESPECÍFICOS

a) Oferecer um melhor preparo técnico àqueles que trabalham com o ensino de Geografia, com enfoque na associação das técnicas Geográficas/Cartográficas com as de caráter afins como: sensoriamento remoto e Geoprocessamento para facilitar o trato com questões sobre o meio ambiente, territorialidades e outras (espaço das atividades urbanas, agrícolas, agrárias, pecuárias, florestais, etc.);

b) Contribui para a reflexão e produção de novos conhecimentos tendo em vista o desenvolvimento da Geografia e;

c) Produzir material didático que fundamente a atuação dos egressos do curso de Geografia ou de cursos afins, a trabalhar com Estudos Amazônicos/Regionais ou do Pará nos diferentes níveis de ensino.

Coordenação do Programa: LUCIANA MARTINS FREIRE

Telefone/Ramal: 32017112

E-mail: lucianamf@ufpa.br

Período do Curso: 24/03/2018 à 30/03/2019

Modalidade de Curso: Presencial

registrado em:
Fim do conteúdo da página