Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Licenciatura > Licenciatura em Geografia
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Geografia

Acessos: 150

A Geografia é uma ciência (básica), fundamental para a compreensão da realidade social e da dinâmica ambiental, a partir dos estudos da relação sociedade/natureza, foco principal desta ciência. Uma das características fundamentais da produção acadêmica da Geografia nesta última década é a definição de abordagens que considerem as dimensões subjetivas e, portanto, singulares que os homens em sociedade estabelecem com a natureza. Essas dimensões são socialmente elaboradas, fruto das experiências individuais marcadas pela cultura na qual se encontram inseridas e resultam em diferentes percepções do espaço geográfico e sua construção. Concebe-se, portanto, que a atual tendência da Geografia é, essencialmente, a busca de explicações mais plurais, que promovam a interseção da Geografia com outros campos do saber, como a Antropologia, a Sociologia, a Biologia, as Ciências Políticas, por exemplo.
Segundo o parecer CES 492/2001, que define as diretrizes curriculares para os cursos de Geografia:
"A geografia vem evoluindo, nas últimas décadas, tanto pela introdução e aprofundamento de metodologias e tecnologias de representação do espaço (geoprocessamento e sistemas geográficos de informação, cartografia automatizada, sensoriamento remoto etc.) quanto no que concerne ao seu acervo teórico e metodológico em nível de pesquisa básica (campos novos ou renovados como geo-ecologia, teoria das redes geográficas, geografia cultural, geografia econômica, geografia política e recursos naturais, etc.), quanto em nível de pesquisa aplicada (planejamento e gestão ambiental, urbana e rural)” (p. 10)

Dessa forma, podemos inferir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação do professor nos ensinos fundamental, médio e superior. Portanto, a oferta do Curso de Licenciatura em Geografia no Campus de Ananindeua é de suma importância, pois visa contribuir com a formação de professores de Geografia, para atuar na educação básica. Neste sentido, o curso se desenvolve em turno integral e noturno.
O turno integral caracteriza por apresentar um total de 8 período, ocorrendo em caráter letivo intensivo, enquanto que o turno noturno que iniciará a partir de 2018, apresenta um total de 9 períodos, ocorrendo em caráter letivo extensivo. O acréscimo de um período a mais para o turno do noturno ocorre em função das necessidades e especificidades pedagógicas que o ensino noturno apresenta.

Características Gerais do Curso

Modalidade Oferta: Presencial
Ingresso: Processo Seletivo / ENEM
Vagas: 40
Forma de Oferta: Modular
Carga Horária Total: 3303 horas
Título Conferido: Licenciado em Geografia
Regime Acadêmico: Seriado

Turno: Noturno
Total de Períodos: 9
Duração mínima: 4.50 anos
Duração máxima: 6.00 anos
Período Letivo: Extensivo

Turno: Integral
Total de Períodos: 8
Duração mínima: 4.00 anos
Duração máxima: 6.00 anos
Período Letivo: Intensivo

Objetivo do Curso

O Objetivo do curso de Licenciatura em Geografia é formar licenciados críticos com visão humanista e comprometido com o conhecimento geográfico, capazes de desempenhar suas habilitações com eficiência na docência da educação básica e realizar pesquisas em Ensino de Geografia, coordenar e supervisiona equipes de trabalho.

Objetivos Específicos:

Capacitar profissionais para a análise crítica, proposição e atuação no campo das políticas e práticas educacionais, especialmente relacionadas a educação básica.
Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;
Dominar e aprimorar as ferramentas e métodos científicos pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Contatos

Direção: Profa. Dra. Luciana Martins Freire
Secretaria: Itatiara Santos Lima
Telefone: 3201 – 7112
E-mail: campusananindeua@ufpa.br
Localização: Funciona provisoriamente nas instalações da Faculdade da Amazônia - FAAM, localizada à Rodovia BR 316 Km 7, Ananindeua-PA.

Docentes

Prof. Me. Aluísio Fernandes da Silva Júnior - http://lattes.cnpq.br/9870097272048186
Prof.ª Me. Elisana Batista dos Santos - http://lattes.cnpq.br/3219900674797756
Prof.ª Dra. Erneida Coelho de Araújo - http://lattes.cnpq.br/6971929506671334
Prof. Dr. Enilson da Silva Sousa - http://lattes.cnpq.br/9809519303331231
Prof. Dr. Jovenildo Cardoso Rodrigues - http://lattes.cnpq.br/9028575905648156
Profa. Dra. Luciana Martins Freire - http://lattes.cnpq.br/4934997801459839
Prof. Me. Raimundo Sócrates Carvalho de Castro - http://lattes.cnpq.br/8304344557273753

registrado em:
Fim do conteúdo da página