Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfrdeitrues
Página inicial > Últimas Notícias > RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE QUÍMICA E FÍSICA DA UFPA (CAMPUS ANANINDEUA) NO FESTIVAL DE FOGUETES GARRAFA PET NO ESPAÇO
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 12h09
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 12h09

A escola campo Profa. Zulima Vergolino Dias participou ativamente do Festival de Foguetes Garrafa PET no Espaço, promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-Ananindeua), no dia 22 de junho de 2023. Devido a experiência da equipe do Programa Residência Pedagógica da UFPA em Ananindeua com as atividades que envolvem a construção e lançamento de foguetes, residentes e preceptor da escola-campo Profa. Zulima Vergolino Dias ficaram responsáveis em ministrar uma palestra que marcou a abertura do evento intitulada Princípios Físicos do Lançamento de Foguetes, bem como coordenaram as operações de lançamentos que ocorreram no festival, que contou com outras duas escolas da rede pública estadual, Luiz Nunes Direito e Oneide de Souza Tavares. Embora o festival tivesse um caráter demonstrativo, alguns lançamentos obtiveram marcas superiores aos 100m de alcance horizontal, o que demonstra o empenho e seriedade com que estudantes e professores vêm desenvolvendo suas atividades nas escolas. Vale ressaltar que buscando estimular o estudo de conhecimentos científicos relacionados à construção e lançamento de foguetes produzidos com de garrafas PET, o evento marcou a culminância de atividades desenvolvidas em escolas de Ananindeua que usam esta prática pedagógica como suporte para o trabalho de conceitos relacionados à física, química, matemática, entre outras disciplinas curriculares, dentro de uma discussão transversal que envolve temas como reciclagem e destinação adequada de resíduos sólidos. Assim, o Festival de Foguetes Garrafa PET no Espaço foi uma boa oportunidade para que os residentes pudessem vivenciar atividades escolares ocorridas em espaços fora da sala de aula e a rica dinâmica de eventos que envolvem várias escolas, fortalecendo assim a formação dos professores de Física e Química que atuam como bolsistas e residentes no Programa.

registrado em: