Página inicial > Últimas Notícias > A escola-campo do Programa Residência da UFPA “Dr Ulysses Guimarães” desenvolve intervenção didático-psicológica "Projeto de Vida e Orientação Profissional" para os estudantes do ensino médio.
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 12h04
  • Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 12h12

No intuito de preparar os estudantes do ensino médio para o futuro e fornecer-lhes ferramentas para a tomada de decisões importantes, a Universidade Federal do Pará Campus Ananindeua; por meio do Programa Residência Pedagógica, coordenado pela Profa. Janes Kened, juntamente com a preceptora Profa. Luciene Lima e residentes do programa (Elizama, Wallace, Janaina, Ramilla, Josias); desenvolveu uma ação integrada e multidisciplinar na escola “Dr Ulysses Guimarães, em Belém, tendo como aporte técnico da psicóloga Natália Almeida (SAEST/UFPA).

A intervenção realizada ocorreu nos dias 14, 15 e 16/08/2023 e teve como objetivos: despertar no aluno o interesse pelo ingresso na vida acadêmica; auxiliar na definição de metas profissionais; oferecer orientação individualizada – tudo executado através de atividades práticas para a descoberta de habilidades pessoais e reflexões coletivas, fruto das dinâmicas vivenciais.

Durante a ação, foram executadas atividades como: teste vocacional, orientações profissionais, dinâmicas em grupo, além de rodas de conversas, troca de experiências e reflexões sobre os projetos de vida dos estudantes.

A construção de um "Projeto de Vida e Orientação Profissional" no ensino médio ganha ainda mais importância com a nova reforma educacional, que visa promover uma formação mais integral e direcionada para as necessidades dos estudantes. Essa reforma, adotada recentemente, reconhece a consagração de preparar os jovens não apenas academicamente, mas, também, para o mundo do trabalho e para a tomada de decisões que impactarão seu futuro.

"Nós estávamos um pouco perdidos, mas o importante é que a gente sabe que a gente vai se achar em algum momento. Obrigado professoras, residentes e psicóloga que estão formando essa geração que vai formar uma nova geração e o que vocês fizeram pela gente hoje foi incrível" Relata Samilly Adriely, aluna da terceira série da Escola.

Uma das principais razões para a inclusão do projeto de vida e orientação profissional no currículo do ensino médio é o fato de que essa fase da vida é marcada por diversas transições e escolhas cruciais. Logo, ter ações que ajudem os jovens com suporte psicológico e apoio didático da coordenadora, preceptora e dos residentes do núcleo, possibilitam o fortalecimento dos laços formativos do sistema público: Universidade x Escola Básica, oferecendo uma imersão reflexiva para esclarecer dúvidas e firmar possíveis caminhos a serem trilhados pelos jovens estudantes.