Página inicial > Últimas Notícias > Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Ensino de Geografia

Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Ensino de Geografia

• Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 13h24
  • Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 13h24

A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Geografia (CEENG) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2024, regido por este Edital. O curso Lato Sensu, aprovado pela Resolução n. 5.757, de 21 de março de 2024, com carga horária de 390 horas, gratuito, pretende se colocar como espaço privilegiado para reflexões sobre a prática docente da disciplina escolar Geografia, contribuindo para formação continuada de professores, voltados para procedimentos investigativos sobre o processo de ensino e aprendizagem geográfica, ao mesmo tempo em que, de forma crítica e responsável, busca incrementar os debates acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza geográfica presentes contemporaneamente na sociedade.

1. PÚBLICO ALVO: o público alvo do curso de Especialização em Ensino de Geografia é composto por graduados nas áreas das Humanidades, Ciências da Natureza ou Ciências Sociais Aplicadas, em especial nos Cursos de Geografia ou Pedagogia. A formação continuada de docentes em nível da especialização objetiva a melhoria da qualidade do ensino de Geografia na educação básica no Estado do Pará.

2. VAGAS: serão ofertadas 30 vagas para candidatos portadores de diploma graduados nas áreas das Humanidades, Ciências da Natureza ou Ciências Sociais Aplicadas, especialmente em Geografia ou Pedagogia, que pretendam atuar ou já atuam na disciplina escolar Geografia. O curso é gratuito. Os alunos deverão encontrar recursos apenas para o custeio de suas atividades ao longo do curso, tais como despesas com o material didático e a construção do trabalho monográfico.

Inscrições:

A inscrição ao processo seletivo para o Curso de Especialização em Ensino de Geografia será totalmente on-line, por meio do formulário e questionário aqui disponível durante o período de inscrições.

O período de inscrições para participação do processo seletivo se dará de 07/10/2024 a 25/10/2024, até às 23h59min;

No formulário de inscrição on-line (https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=L&aba=p-lato), é necessário anexar os seguintes documentos digitalizados, em formato PDF:

a) Projeto Síntese, cujo modelo consta no Anexo I desde Edital;

b) Documento de identidade;

c) CPF;

d) Cópia do Diploma de Graduação;

e) Curriculum Lattes (caso ainda não tenha, deve cadastrar no site http://lattes.cnpq.br/);

f) Declaração de veracidade das informações prestadas preenchida e assinada pelo candidato, acessada a partir do Anexo II desde

Edital.

A homologação dos inscritos será divulgada no dia 28/10/2024, com prazo de 24h para interposição de recursos.

Dúvidas e contatos com a coordenação do curso devem ser direcionados através do e-mail ceeng@ufpa.br.