Página inicial > Bacharelado > Bacharelado em Engenharia de Energia

Bacharelado em Engenharia de Energia

Sobre o Curso

• Descrição: O curso de Engenharia de Energia é o primeiro curso na região colaborando com a formação de futuros profissionais que terão a missão de estudar, projetar e analisar as fontes de energias mais viáveis para atender determinada demanda apresentada pela sociedade. Atualmente os profissionais existentes das áreas de Engenharia Elétrica, Mecânica, Química e Arquitetura não atendem especificamente este campo de trabalho, ocasionando desta forma uma lacuna que precisa ser preenchida o mais breve possível. Este curso apresenta um perfil inovador comparado com os demais cursos de engenharia, pois atende a uma demanda específica voltada para as características da região. O profissional formado neste curso terá um perfil que mescla as engenharias elétrica, mecânica e química.
  • Base curricular: O curso possui quatro ciclos. I – Núcleo Básico (NB), com 1.470 horas - obrigatório, destinada a garantir aquisição de competências e habilidades que permitam a compreensão pertinente e crítica da realidade natural, social e cultural, que será desenvolvido durante os quatro primeiros períodos. II – Núcleo Profissional (NP), 1050 horas – obrigatório, desenvolvido a partir do 5º até o 10º período, se constitui em extensões e aprofundamentos do núcleo de conteúdos profissionalizantes. III – Núcleo Específico (NE), 960 (novecentos e sessenta) horas – obrigatório, destinado a proporcionar aquisição de competências e habilidades que possibilitem o aprofundamento num dado campo do saber. Será desenvolvido a partir do 5º até o 10º período. IV- Núcleo Complementar (NC), 320 horas - obrigatório, que propiciará a consolidação das competências em atividades profissionais e acadêmicas, contemplando também as Atividades Complementares e as Disciplinas Optativas.
  • Área de atuação: O profissional formado pelo curso está apto a trabalhar em diversos segmentos como empresas públicas e privadas realizando estudos de viabilidades de geração de energia, projetos e supervisão de sistemas de energia; consultoria, assessoria, fiscalização, perícias, laudos técnicos. Também, podendo atuar em universidades e Institutos de pesquisa, assim como em cursos técnicos profissionalizantes.
  • Perfil do profissional: O profissional formado no curso de Engenharia de Energia da UFPA terá sua formação pautada nas áreas temáticas das Engenharias Elétrica, Mecânica, Química e Arquitetura, com sólido conhecimento em sistemas de geração, distribuição e de utilização de energia, estando apto a trabalhar em diversos segmentos como empresas públicas e privadas realizando estudos de viabilidades de geração de energia, projetos e supervisão de sistemas de energia; consultoria, assessoria, fiscalização, perícias, laudos técnicos. Também, podendo atuar em universidades e Institutos de pesquisa, assim como em cursos técnicos profissionalizantes.

• Diretor: Daniel José Lima de Sousa
  • Vice-Diretor: Cristhian Correa da Paixão
  • Coordenador: Silvio Bispo do Vale
  • Telefone: (91) 9 9628-8555
  • E-mail: fact@ufpa.br
  • Localização: Funciona provisoriamente nas instalações localizadas no Colégio Intelectual, Cidade Nova IV, WE 26, Coqueiro, Ananindeua - Pará.

Contatos Estudantis

• Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia.

Identificação do curso

• Duração: 5 anos
  • Tipo: Bacharelado
  • Turno: Matutino
  • Período: 2º e 4º (Extensivo)
  • Oferta: Ananindeua
  • Número de vagas anuais: 40
  • Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência e Tecnologia do Campus de Ananindeua.

PPC, Atividades Curriculares e Anexos

Titulação